Seminário no Senado Federal marcará lançamento de agência de autorregulamentação na próxima terça-feira

A autorregulamentação das associações de proteção veicular será tema de um Congresso na próxima terça-feira (28/6), no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal. 

Participarão do evento mais de 130 presidentes de associações e cooperativas de proteção veicular, atividade que é similar ao mercado de seguro automotivo mas que tem formas de financiamento distinto e destinado a diferentes públicos.

“O associativismo surgiu há duas décadas diante da necessidade de um grande número de pessoas unirem-se para proteger mutuamente seu patrimônio. Neste modelo, os veículos possuem proteção veicular de qualidade, mas pelo preço justo, pagam apenas o rateio dos prejuízos sofridos pelos associados”, explica o advogado Raul Canal, do Escritório Raul Canal e Advogados Associados, um dos organizadores do congresso.

Durante o evento ocorrerá o lançamento da Agência de Auto Regulamentação das Associações de Proteção Veicular (AAAPV), que é o objeto do projeto de lei (PLS 356/2012) do senador Paulo Paim (PT-RS), e de propostas dos deputados Diego Andrade (PSD-MG), João Campos (PRB-GO), Benito Gama (PTB-BA) e Ezequiel Teixeira (PTN-RJ), que tramitam na Câmara Federal.

Segundo o advogado Raul Canal, a criação da Agência tem o objetivo de regulamentar a atividade de associações e cooperativas, segmento que não é alcançado atualmente pela Superintendência dos Seguros Privados (Susep) por falta de estrutura.

“A Susep tenta regulamentar esta atividade, mas ela é incapaz porque não tem logística para fiscalizar as seguradoras, que são em torno de 200, tanto mais as associações e cooperativas, que já somam mais de mil”, observa Canal.

Também está prevista a realização da primeira reunião para discutir o estatuto e o código de ética nacional da atividade veicular e patrimonial. O encontro está sendo promovido pela Agência e pela Federação Nacional das Associações de Benefícios (Fenaben).

Confirmaram presença o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito, o senador Humberto Costa (PT-PE) e parlamentares autores de propostas sobre a regulamentação da proteção veicular.

Informações: (61) 3213.2121 / imprensa@anadem.org.br / www.anadem.org.br

Tags: Raul Canal , Raul Canal e Advogados Associados , associações , proteção veicular , Agência de Auto Regulamentação das Associações de Proteção Veicular , AAAPV , seguro veicular , Senado Federal , Paulo Paim